Com rios secos e gado morrendo, cidades do Tocantins decretarem situação de emergência
Decretos de emergência foram publicados em: Talismã, Araguaçu, Sucupira, Jaú do Tocantins e Santa Rosa do Tocantins. Chapada da Natividade também deve publicar nos próximos dias.

Falta de chuva provoca morte de animais e prejudica plantações no TO
Foi o que aconteceu em Talismã, onde equipes do município identificaram prejuízo de 95% de prejuízo em áreas plantadas e morte de animais por conta da seca prolongada. Nesta quarta-feira (27), uma forte tempestade atingiu a cidade. De acordo com a Defesa Civil foram cerca de 40 milímetros de chuva em pouco mais de meia hora. O resultado foi muito estrago.
A situação tem sido a mesma nos demais municípios. Em Chapada da Natividade, o prefeito Elio Dionízio (PTB) disse que está levando água para os pequenos produtores em caminhões-pipa.
“A soja está plantada não nasce, as que nasceram não tem condição de crescer. Córregos secos. Estava levando água para os pequenos agricultores na zona rural e agora vai ter que organizar outros caminhões para atender a demanda”.
Lavouras de soja em Santa Rosa não se desenvolvem por falta de chuvas — Foto: Divulgação
Em Santa Rosa são dois caminhões-pipa para atender a população e animais estão morrendo devido à seca.
Os decretos de emergência buscam facilitar a mobilização e o uso de recursos para ações de combate aos efeitos da seca. Também é autorizada a convocação de voluntários e a realização de parcerias para facilitar as ações de assistência à população afetada, entre outras medidas.
O g1 questionou o governo do Tocantins sobre as medidas que estão sendo realizadas para apoiar os municípios, mas não houve reposta até a publicação desta reportagem.
Rios secos
Situação do rio Javaés em dezembro de 2023 — Foto: Divulgação
A estiagem prolongada que afeta o estado também tem afetado importantes rios da região sul. É o caso do Javaés que delimita a Ilha do Bananal. Imagens feitas no local mostram que o rio está praticamente seco, com grandes bancos de areia.
Defesa Civil Estadual faz visitas
O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, por meio do Comando de Ações de Defesa Civil, informou que acompanha com atenção a situação da estiagem na região sul.
Informou que tem prestado apoio técnico quanto ao preenchimento dos formulários para posterior solicitação do reconhecimento Federal, mas até o momento não houve nenhuma solicitação de apoio da Defesa Civil Estadual ou do Corpo de Bombeiros Militar.
No dia 19 de dezembro o Comando de Ações de Defesa Civil visitou algumas propriedades rurais no sul do estado, acompanhado de agentes da secretaria de estado da Agricultura, da secretaria de estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Agência de Defesa Agropecuária.
Na ocasião, foi verificada a situação dos produtores e coletado informações para que seja solicitada a extensão da janela do plantio da soja.









