Vibrador movido a vapor, fetichismo, salas temáticas e mais: como são os museus do sexo mundo afora

O objetivo de trazer ao país uma proposta semelhante a que já existe em outros locais foi quebrar tabus sobre o assunto ao contar a história do sexo com tom de curiosidade. É o que conta ao g1 Marlom Cardinot, proprietário e um dos idealizadores do projeto. De acordo com Cardinot, o público que frequenta o museu é predominantemente formado por casais em lua de mel, que vão à cidade turística.
“Os maridos, às vezes, ficam no carro, nem entram no museu. Ou é casal ou só mulher, nunca o homem sozinho”, afirma o empresário.
🌎Há museus do sexo em cidades como Nova York, Miami, Amsterdã, Barcelona e Jeju, na Coreia do Sul.
🔞Todos são destinados a maiores de 18 anos.
🥵Conheça, a seguir, alguns deles:
Sex Museum em Gramado, Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação
Sex Museum – Gramado (Brasil)
Este é o primeiro e único museu de sexo do Brasil. O turista encontrará cenários para tirar fotos, esculturas interativas, máquinas antigas, como o primeiro vibrador movido a vapor, cadeiras eróticas, cinto de castidade, e uma loja de souvenirs.
Sex Museum em Gramado, Rio Grande do Sul — Foto: Divulgação
Venustempel – Amsterdã (Holanda)
O museu foi inaugurado em 1985 e tem uma coleção de fotos eróticas, pinturas, objetos, gravações e fotografias. O local recebe 500 mil visitantes por ano, segundo site oficial.
Museum of Sex – Nova York (EUA)
Inaugurado em 2005, o Museum of Sex tem como proposta “preservar e apresentar a história, evolução e o significado cultural da sexualidade humana”. O espaço recebe exposições e palestras sobre o tema. Segundo a página oficial do museu, o acervo tem mais de 20 mil itens entre obras de arte, fotografia, roupas, fantasias e invenções tecnológicas.
Museu do Sexo de Nova York (EUA) — Foto: Reprodução/Instagram
Museu Erótico de Barcelona – Espanha
O museu oferece um passeio histórico-cultural sobre a influência do erotismo no homem, tem salas com temáticas como Kama Sutra (livro indiano do comportamento sexual humano), antigas civilizações, fetichismo e sadomasoquismo.
Museu do Sexo de Barcelona — Foto: Reprodução/Instagram
A Sala Erótica do Museu Larco – Lima (Peru)
Com obras de arte pré-colombiana, o museu tem duas salas com peças de cerâmicas eróticas. Entre as seções, aparecem itens de “rituais de união sexual não reprodutiva” e “união sexual e fertilidade”.
World Erotic Art Museum (WEAM) – Miami (EUA)
Museu do Sexo WEAM, em Miami (EUA) — Foto: Reprodução/Instagram @wilzigeroticartmuseum
Fundado em 2005, o WEAM é dedicado exclusivamente à arte erótica. Seu acervo tem mais de 4 mil obras distribuídas em seções como Pin-Ups, Surrealismo e Genitália.
Loveland – Jeju (Coreia do Sul)
Inaugurado em 2004, o museu ao ar livre tem o tamanho de dois campos de futebol e possui um acervo de mais de 140 estátuas eróticas.
Os bastidores, as estratégias e a rotina de quem ganha a vida vendendo vídeos de sexo