Com 3ª onda de calor no Brasil em 2025, RJ “torra” com sensação térmica de 50°C

O Rio de Janeiro atingiu o nível 4 de alta temperatura, o 2º mais alto no protocolo de enfrentamento ao calor extremo na cidade.
Rio 40°C parece ter ficado no passado. Nesta segunda (17/2), o índice de calor em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, ficou acima dos 50°C, segundo O Globo, com termômetros marcando 44°C – a temperatura mais alta já registrada pelo Sistema Alerta Rio desde que começou o monitoramento, em 2014.
Às 12h35, a cidade registrou o Nível de Calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo, uma marca inédita desde o começo dos registros, em junho do ano passado. De acordo com O Globo, o NC4 é atingido quando as temperaturas ficam entre 40°C e 44°C por, pelo menos, três dias consecutivos. O protocolo prevê algumas ações paliativas ao calor, como a abertura de pontos de resfriamento, cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte em áreas abertas e orientações à população para evitar a exposição ao calor extremo. De acordo com o g1, a expectativa é de que as temperaturas máximas sigam nessa faixa nos próximos dias.
O tempo quente no RJ é reflexo de uma nova onda de calor que ganha força. Esta é a 3ª onda de calor a atingir o território brasileiro desde o começo de 2025. A previsão do INMET é que o calor siga intenso até a próxima 5ª feira (20) em áreas do Sul, Sudeste e Nordeste, com máximas que podem ficar mais de 5°C superiores à média climatológica para o período.
A região metropolitana de São Paulo deve ser uma das mais afetadas pelo calor extremo, com a expectativa de recordes históricos de temperatura alta para o mês de fevereiro no entorno da capital paulista. Segundo a MetSul, o período da tarde será “tórrido” nos próximos dias em SP, com máximas que podem atingir 37°C.
O calor intenso deve facilitar a formação de nuvens de tempestade que poderão provocar chuva muito forte ou intensa com “altíssimos volumes em curtos intervalos”, causando inundações repentinas e alagamentos. g1 e Valor deram mais detalhes.
O calor intenso no RJ teve grande destaque na imprensa, com matérias em Agência Brasil, Bandnews, CNN Brasil, Estadão, Folha e R7, entre outros. Já CNN Brasil, Correio Braziliense, Estadão, Metrópoles, SBT e UOL abordaram a chegada de mais uma onda de calor ao território brasileiro.
ClimaInfo, 18 de fevereiro de 2025.
Clique aqui para receber em seu e-mail a Newsletter diária completa do ClimaInfo.